Turismo de Portugal lança campanha de promoção ao turismo sustentável
Vídeos estão disponíveis em quatro línguas e apelam à retoma do setor após a pandemia.
Texto Inês Garrido Santos
Como forma de apelar à promoção de um turismo mais responsável e sustentável, o Turismo de Portugal lançou uma nova campanha, esta terça-feira, 12 de janeiro. Com o título #CantSkipTomorrow, destina-se aos mercados do Reino Unido, França, Espanha, Alemanha e Brasil e já está disponível nas línguas dos primeiros quatro. O quinto vídeo será lançado mais tarde.
Este desafio vai ser difundido de uma forma orgânica, ou seja, sem investimento em publicidade, apenas através dos meios digitais. A ideia de promover a natureza e a sustentabilidade responde também às recomendações da Organização Mundial do Turismo, que visam a recuperação do setor de forma responsável após a pandemia atual.
Em cada vídeo é mostrado um conjunto de imagens do país a que se destina, enquanto a voz de uma criança, que mais tarde se transforma na de um adulto, enumera as riquezas naturais do país e de que forma se liga também ao nosso. A mensagem diz que vem do futuro e que pretende que a natureza seja cuidada de forma a que todos possamos continuar a viajar e a conhecer novos destinos.
Embora o apelo desta campanha seja para o turismo e a mobilidade, centra-se também nas formas sustentáveis de fazê-lo e em como devemos pensar em novas formas de viajar.
Como banda de sonora subtil para cada vídeo está um arranjo exclusivo da música “Verdes São os Campos”, de Zeca Afonso, feita por Red Mojo. Esta é uma forma de incluir algo português na mensagem, ao mesmo tempo que liga o passado a algo mais moderno.
Vídeos estão disponíveis em quatro línguas e apelam à retoma do setor após a pandemia.
“Esta mensagem transmite a nossa responsabilidade, enquanto destino turístico, para com os portugueses, os turistas, as empresas do setor e, acima de tudo, para com um planeta que precisa de se regenerar”, diz em comunicado o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo.